segunda-feira, 21 de abril de 2014

Cadê os ovos do MEU ninho ?


Toda Páscoa sempre tem seu diferencial, mas tem uma em especial que marcou muito, pois na casa de minha tia Edla em Timbó - SC. Minha tia Edla faleceu cedo, mas lembro dela como uma mulher singular, voz grave, sempre alegre e sorridente, de bem com a vida, adorava uma festa !

Primeira providência: algumas semanas antes da páscoa,  deixar a grama crescer bastante.
Sábado de aleluia roçar a grama, arrumar tudinho, varrer as folhas e fazer ninhos com a grama aparada. 
Era ninho para tudo que e é lado !
Até hoje não sei como o coelho encontra todos.


Lembro bem quer o maior ninho foi pelo meu primo Romeu, colocado bem no meio do gramado.

Domingo pela manha era aquela festança !
Imagina acordar na casa da tia com os primos todos esparramadas pelo chão da sala em camas feitas com cobertores grossos, tudo apertadinho, tudo muito simples, mas muito divertido ! ( sem falar do campeonato de "puns" ! )

O acesso mais utilizado para casa de minha tia era feito pela cozinha,  por uma escada nos fundos.
Ou seja saindo da cozinha, ao alto já se avistava o enorme gramado.
Imagina  o brilho dos nossos olhos ao ver  um monte ovos coloridos pendurados na cerca de arame farpado !
Oh, felicidade !!
Eram casquinhas de ovos revestidas com tranças de papel crepom colorido, muito lindo !

Todos os primos saíram em disparada recolhendo tudo que tinha na frente. 
Neste momento esquecíamos de quem era o ninho de quem.
Lembro bem que chorei porque meu primo Romeu, que já era bem maior do que eu, era de casa, e saiu correndo na frente  recolhendo tudo, inclusive as coisa do MEU ninho, do ninhoque EU tinha feito ! 
Imagina uma loirinha, magrela, azeda, chorando aos berros !

Falando com meus irmãos Hildete e Almir, eles também lembram do Romeu pegando tudo...
Coisa de criança, pois o Romeu hoje em dia é um doce de pessoa, que não faz mal nem para um barata. ( se estiver errada me corrijam - rsrsrs)

Mas ao final tudo se resolvia, porque tudo era repartido direitinho.

Naquela semana almoço, café e janta era só chocolate, balas e amendoim. E muitas vezes muita dor de barriga...

O amendoim era preparado com açúcar branco. Ainda não tinham os amendoins vermelhos dos dias atuais. Minha vó Herta fazia alguns que eram bem picados e crocantes, diferentes de todos, uma delícia. Nunca mais encontrei aquele tipo.
Ainda posso sentir o cheio de chocolate misturado com palha das caixas de chocolates que vendíamos na loja de meu pai. Eram da marca Saturno, fabricados em Blumenau .
As caixas eram de papelão bege,  lacradas com fita durex transparente, onde dentro tinham os chocolates em formato de coelhos ou ovos, acomodados em  palha bege, outros eram armazenados com as grades de papelão.
No lugar da palha, muitas vezes eram colocados retalhos de papel chumbo, bem lisinhos, maravilhosos, estes eu gurdava poara mim.
As barrinhas de chocolate vinham com um pintinho saído da casca, os ovos e coelhos eram envoltos com papel chumbo nas cores vermelho, azul, rosa, amarelo. Os maiores e mais caros eram ainda envoltos com papel celofane e recebiam um larga fita de cetim.

Tempo gostoso !

Até hoje em dia preservo as tradições da páscoa, enfeitar a casa, fazer amendoim para encher as casquinhas, ninhos de grama, procurar as guloseimas, e principalmente,  ir ao culto de pascoa, pois sem isto as demais coisas não teriam sentido...

Ovos cozidos coloridos - preparados com corante e vinagre e agua

O resultado é muito bonito !


Confecionando as casquinhas com papel crepom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Páscoa!