sábado, 1 de março de 2014


Kapsa - A máquina de fazer dinheiro !


Desde que me conheço por gente,sempre fui apaixonada pela arte de fotografar - meu hobby. 
A carteira de identidade pode faltar na bolsa, mas a maquina fotográfica, jamais!

Detalhe :  sempre pronta para disparo. Nada de grandes regulagens, aberturas de diafragma, tempo de obturador, ISOS, ...
Meus olhos e meu coração fazem o enquadramento perfeito.

Acho que isto está no sangue. Meu bisavô Henrique (1873-1957) era fotógrafo.
Kapsa de Adolfo Keunecke
Lá pelos anos de 1949, meu pai Adolfo, com a reserva de economias da confecção de vassouras, comprou uma maquina fotográfica do avo Henrique ! 

Uma Kapsa - a revolução na palma da mão, um inovação para a pequena localidade de Serafim - Luiz Alves – SC..

Poucos tinham a oportunidade serem fotografados e isto geralmente acontecia nos Estúdios Photográficos.

Agora o Adolfinho ( apelido que lhe devam pelos seus 1,52...) tinha uma maquina fotográfica.
Pelo que conheço do "Seu Adolfo" sei que não foi tanto pelo gosto de fotografar, mas sim pelo fato de ver nela uma máquina de fazer dinheiro: pela lente da maquina via somente $$$$$.

Levou a maquina para o exercito e lá ficou fotografando os colegas. Isto rendeu uma boa grana para dar entrada num caminhão


Adolfo Keunecke - 1950
Ano de 1950
Rio Negro- SC , no Segundo Batalhão Ferroviário - 1950






Para saber um pouco mais sobre a historia do 
2º Batalhão Ferroviário de Rio Negro - SC
 acesse 

Um comentário:

  1. Maravilha estas fotos, a anos estou fazendo um resgate histórico sobre o primeiro batalhão ferroviário, ja tenho em emu acervo umas 400 fotos antigas da construção da ferrovia tronco sul, mas deste trecho de Rio Negro a Lages são as primeiras que vejo. Márcia Keunecke Hamann teria como vc me enviar estas fotos por email com legendas para serem incluidas em meu acervo? Com certeza os militares que seguido entram em contato comigo vão gostar de ver.
    Meu email é celonet@hotmail.com, ou celonet1@gmail.com
    At.te: Marcelo Boff
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Páscoa!